Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Vereadores vai ao Arapari e ouve reivindicações dos moradores

Câmara de Vereadores vai ao Arapari e ouve reivindicações dos moradores

Em reunião com o público, vereadores garantem apoio às necessidades da população local

A Câmara Municipal de Barcarena realizou neste sábado (13) uma reunião com moradores do Arapari para discutir ações e estratégias que diminuam os impactos socioambientais na comunidade após o acidente na ponte do Rio Moju. A reunião foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Bruno Martins, que, em seguida, passou o comando para o presidente da Comissão Especial Legislativa, vereador Thiago Rodrigues, iniciar os trabalhos.

A maioria dos vereadores participou do encontro.  No início,  o vereador-presidente apresentou a recém-criada Comissão Especial Legislativa, que tem a finalidade de acompanhar as ações emergenciais no Arapari. Várias propostas foram apresentadas pelos moradores e encaminhadas à Comissão Especial.

Desde o dia 6 de abril, quando uma balsa causou a queda da ponte do Rio Moju, na estrada da Alça Viária, a rota fluvial Belém-Arapari se tornou o principal elo entre a capital e os municípios do Baixo Tocantins. Com isso, o impacto socioambiental no porto da balsa, do lado de Barcarena, foi inevitável.

O acidente mudou o itinerário de centenas de veículos que agora ocupam espaço de maneira desordenada na comunidade do Arapari, onde está localizado o porto da balsa. Carretas, caminhões,  ônibus e carros pequenos formam filas e perdem muito tempo para embarcar e desembarcar.

A situação mexeu com a vida dos moradores que, na reunião, tiveram a oportunidade de relatar as dificuldades enfrentadas nos últimos dias aos vereadores da Comissão Especial Legislativa,  criada esta semana na Câmara Municipal de Barcarena. O direito de ir e vir e a proteção às crianças foram alguns pontos destacados.

Para o presidente do Centro Comunitário do Arapari, Wenilton Cavalcante, o atual fluxo de veículos dificulta "o acesso da comunidade aos serviços, à escola, à entrega de mercadorias nos comércios; e o perigo que a pessoa está correndo, disputando espaço com os carros". Ele teme abusos contra crianças.

Os vereadores asseguraram apoio na solução dos problemas. Tanto o presidente da CMB, vereador Bruno Martins, quanto o presidente da CEL, vereador Thiago Rodrigues, disseram que vão apresentar as demandas da comunidade aos órgãos competentes dos governos municipal e estadual.

"Tenho certeza que esta Câmara estará a serviço da comunidade do Arapari, bem como de todas as comunidades de Barcarena", declarou Bruno Martins, que agradeceu a presença e contribuição dos moradores na discussão das propostas para diminuir os impactos do acidente na Alça em Barcarena.

O presidente Bruno Martins também agradeceu a presença dos vereadores presentes: Thiago Rodrigues,  Rozilda Ribeiro, Lúcia Nascimento,  Júnior Ogawa,  Júnior Cravo, Alves Filho, Laurival Filho, Lauro Júnior e Franklin Costa. "Isso (a presença) mostra nosso compromisso", disse Thiago Rodrigues.